domingo, 23 de maio de 2010

Conhecendo um pouco mais sobre o trabalho de um Headhunter

Headhunter
"Aquele que trabalha procurando talentos para o mercado"
Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser um headhunter?

O headhunter é o profissional que presta consultoria à empresas caçando talentos, ou seja, procurando profissionais específicos para cargos altos ou gestores de empresas. O headhunter analisa as características de cada empresa, identifica as necessidades concretas e o perfil do executivo necessário, planeja o quadro de funcionários e sai em busca de talentos que preencham as expectativas dos contratantes. A forma de remuneração de um headhunter varia, geralmente, a base de cálculo é o salário bruto anual do contratado e deste total é descontada uma porcentagem que pode variar de 12% a 50%, dependendo da empresa e da dimensão do cargo. A pré-seleção dos candidatos também é feita por esse profissional, que junto com a empresa contratante, analisa os currículos, participa de dinâmicas de grupo e seleciona os mais qualificados. A função do headhunter se diferencia das agências de emprego por selecionar profissionais de alto escalão e gestores de empresas e por ser um trabalho mais personalizado, que ultrapassa os limites de uma simples busca por funcionários.
Quais as características necessárias para ser um headhunter?

Para ser um headhunter são necessários, antes de tudo, conhecimentos gerais, sobre políticas empresariais, economia, administração, recursos humanos, psicologia, etc. A experiência em cargos altos e de gestão é imprescindível, pois é fundamental conhecer o funcionamento de grandes empresas e a experiência adquirida é o fator de mais destaque no profissional, pois o banco de currículos e as relações profissionais são a melhor forma de encontrar talentos.
Também é necessário que esse profissional tenha:

* capacidade de observação
* dinamismo
* habilidade para lidar com as pessoas
* visão de projeto
* facilidade para tomar decisões
* capacidade de negociação
* obstinação
* disciplina
* flexibilidade
* compreensão
* habilidade para contratações
* capacidade de analisar as pessoas
* gosto pela psicologia humana
* persistência
* capacidade de diagnóstico
* capacidade de análise das necessidades e das formas de supri-las

Qual a formação necessária para ser um headhunter?

Não existe uma formação específica para ser um headhunter, porém, por lidar com grandes empresas e corporações, é imprescindível que tenha um curso superior de graduação em alguma área. Cursos de administração, economia, recursos humanos e psicologia são boas dicas para quem quer seguir essa carreira. O domínio do idioma inglês é fundamental, pois no mundo globalizado, as empresas multinacionais são grandes contratantes de profissionais de alto escalão e gestores de negócios. Além do inglês, o domínio de outro idioma estrangeiro é um diferencial.
Principais atividades

* analisar o perfil da empresa
* analisar as necessidades da empresa
* prestar consultoria sobre o quadro de funcionários
* elaborar planos de colocação profissional
* analisar o perfil do profissional necessário à empresa
* procurar o profissional necessário à empresa
* consultar os bancos de currículos e círculos de amizades
* realizar pré-seleção com os candidatos
* observar o comportamento do mercado
* cuidar da contratação do profissional

Áreas de atuação e especialidades

* consultoria: prestando serviços de consultoria na área de contratações, elabora perfil necessário para a vaga, busca profissionais específicos para os cargos mais altos, analisando em seu banco de currículos o que mais se encaixa no perfil desejado
* pré-seleção: auxilia o empregador na pré-seleção de candidatos a altos cargos, delineando seus pontos fortes e fracos, bem como características produtivas ou não às empresas
* dinâmica de grupo: participa de entrevistas e dinâmicas para conhecer melhor os candidatos à vaga

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional ainda é pequeno, mas tende a crescer. Na verdade, por ser necessário experiência na área, e ser um cargo de alta confiança, onde seleciona candidatos a cargos de alto escalão, profissionais do ramo executivo e de recursos humanos se tornam headhunters somente depois de algum tempo no mercado de trabalho. Além disso, a necessidade do headhunter em conhecer profundamente o funcionamento de empresas e o perfil de cada tipo de executivo e sua função, faz necessária a vasta experiência do profissional. Para tal, é necessário adquirir um banco de currículos extenso, além de um círculo de relações profissionais que ajude a selecionar somente os melhores talentos de cada área.
Curiosidades

A expressão "headhunter" vem do inglês, onde head significa cabeça e hunter significa caçador. Caçador de cabeças é mais ou menos a função de headhunter, pois esse profissional busca no mercado os melhores talentos para colocá-los em altos cargos das empresas contratantes, quase como um caça-talentos. A profissão tem quase noventa anos de existência e o primeiro headhunter de que se tem notícia foi Thorndike Deland, que surgiu na década de 20, no cenário das grandes corporações americanas. Apesar de trabalhar no recrutamento de profissionais para escalões inferiores em empresas públicas e privadas, Thorndike contribuiu muito para o avanço dessa profissão que, atualmente movimenta vultosas somas. Nas décadas de 50 e 60 o mercado cresceu para esses profissionais, que foram ganhando credibilidade e técnicas mais avançadas de recrutamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário