quarta-feira, 5 de maio de 2010

A excelência no atendimento

Por Ester Morgan Passamai
Excelência Consultoria e Recursos Humanos

O "varejo de Luxo" não é uma novidade no Brasil, já existe há mais de 15 anos, representado por marcas nacionais como Daslu, Claudeteedeca, Maria Bonita, Tweed, Beneduci, G, Reinaldo Lourenço, entre outras, que ainda continuam no mercado e desde aquela época atendiam os consumidores de alto poder aquisitivo que buscavam produtos exclusivos e de alta qualidade.

Neste período não existiam empresas de Recursos Humanos especializadas no "Varejo do Luxo", ou focadas no atendimento do consumidor de Luxo, que espera mais que um "bom atendimento", mas a "Excelência no Atendimento".

Empresas que buscam o serviço de consultoria especializado em "Varejo de Luxo" esperam soluções que efetivamente funcionem e tragam resultados positivos em comportamento e vendas.

Quando falamos em "Varejo de Luxo", as palavras que vêm imediatamente à cabeça são: Luxo, glamour, status, grifes poderosas, objetos do desejo, faturamentos milionários...

Mas existe um outro lado deste glamour que geralmente não é lembrado ou até mesmo mencionado nas matérias a respeito do assunto.

Para que esta indústria do Luxo sobreviva e se sustente, é necessário muito trabalho e dedicação por parte dos proprietários, dos executivos e de todo o staff nele envolvido.

Não basta que o empresário tenha a melhor Grife, a loja mais bem localizada, a decoração mais luxuosa, os melhores e mais exclusivos produtos, se ele não se preocupar em contratar pessoas capazes de seduzir e fidelizar os clientes.

As empresas hoje buscam profissionais que, além de serem excelentes vendedores, também tenham algumas características que não eram importantes no varejo comum como:

* Formação superior
* Fluência em inglês ou outro idioma estrangeiro
* Bons relacionamentos sociais
* Cultura geral
* Simpatia e bom humor
* Bom gosto e conhecimento de moda
* Comprometimento
* Criatividade
* Visão global
* Iniciativa
* Dinamismo
* Capacidade em lidar com problemas
* Disponibilidade de horários

Por outro lado, centenas de profissionais procuram as empresas de reposicionamento seduzidos pelo glamour de trabalhar no "Varejo de Luxo", sem saber dos desafios e concorrência que ele precisará enfrentar nesta área.

Para se tornar um bom profissional nesta área, é necessária muita dedicação, responsabilidade, criatividade, motivação, comprometimento e disponibilidade de tempo, lembrando que os Shoppings funcionam todos os dias, inclusive aos sábados domingos e feriados.

A notícia boa para as pessoas que sonham em ingressar nesta carreira, e para os que já estão no varejo, mas gostariam de fazer parte deste seleto grupo de profissionais do "Luxo", é que sempre existirão boas oportunidades para profissionais capacitados e criativos.

Estude idiomas, faça cursos e especializações voltadas para vendas, marketing e varejo de Luxo, pois seguramente por trás da sofisticação e glamour das grifes, também existem oportunidades especiais e, quem sabe, salários glamourosos !

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